É uma nova era na medicina regenerativa. A reacção foi consensual depois da notícia de que está em curso o primeiro ensaio clínico com células estaminais embrionárias para tratar lesões da coluna, e tentar dar alguma mobilidade a doentes paralisados. Ontem a biotecnológica Geron, sedeada na Califórnia, anunciou ter feito a primeira infusão num doente. O objectivo é avaliar a segurança da potencial terapia.
Rui Reis, especialista em células estaminais e director do grupo 3 B''s da Universidade do Minho, diz que o avanço é promissor: "É mesmo o início de uma nova era. Vemos os ensaios chegarem finalmente aos doentes, e num espaço muito curto de tempo", sublinha o investigador, lembrando que a eficácia da terapia em ratinhos foi demonstrada há apenas cinco anos, e que nos anos 90 não passava de uma ideia.
O primeiro doente está a ser acompanhado no Centro Shepherd, Atlanta, especializado em lesões da espinal medula, mas outros poderão submeter-se ao ensaio clínico que deverá prolongar-se por 15 anos e que nesta fase visa validar a segurança da infusão. Além de científica, ainda há uma barreira ética: é a primeira vez que se utilizam células derivadas de embriões excedentários de um processo de fertilização in vitro - que em Portugal não é permitido pela legislação, explica Rui Reis. O investigador aponta outro constrangimento para a ciência portuguesa: para chegar a esta fase, a Geron já investiu 170 milhões de dólares, sem ter posto nenhum produto no mercado. "Provavelmente o retorno será enorme, mas vai levar muitos anos, e os custos aumentam exponencialmente à medida que se avança para outras fases nos ensaios clínicos." Os doentes que participarem neste estudo têm de receber a infusão sete a 14 dias após a lesão, antes que a espinal medula comece a cicatrizar. Não é certo que recuperem, mas a esperança aumenta.
© ionline, 12 Out. 2010
Somos um grupo de Área de Projecto do 12º ano e estudamos em Aveiro, na Escola Secundária Homem Cristo. Criámos este blogue com o intuito de divulgar a possível utilização de células estaminais. Queremos informar os nossos leitores sobre como o podem fazer, e porque o devem fazer. Assim, manter-vos-emos a par da evolução do nosso projecto e divulgaremos neste blogue as informações que recolhermos ao longo dos tempos. Esperemos que gostem e contribuam com a vossa opinião.
Etiquetas
Armazenamento
(1)
Banco de Embriões
(1)
Banco Público
(1)
Capacidades
(1)
Células Estaminais
(28)
Células Estaminais adultas
(2)
Células Estaminais embrionárias
(3)
Cordão umbilical
(2)
Criopreservação
(2)
Kit de Recolha
(1)
Medicina Regenerativa
(1)
Medula Óssea
(1)
Multipotente
(1)
Objectivos
(1)
Pluripotente
(1)
Processo de recolha
(1)
Tipos de células estaminais
(1)
Totipotente
(2)
VIH/sida
(2)
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário